Irineu 2020

José Irineu Nenevê - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.">O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. - é autor do livro “Bom Dia e Bom Trabalho - Sabedoria para todos os dias”, Editora Vozes.

Links:
twitter: http://twitter.com/irineuneneve
Facebook: HTTPS://www.facebook.com/bomdiaebomtrabalho
Para comentar acesse o blog: https://bomdiaebomtrabalho.wordpress.com/
Leia o Livro: BOM DIA E BOM TRABALHO, sabedoria para todos os dias. Ed VOZES.

José Irineu Nenevê
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Curitiba-PR
- - -

25 Setembro 2020

 

“A vara e a repreensão dão sabedoria, mas, a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe” (Livro dos provérbios 29, 15).
A juventude precisa de orientação segura para poder vencer na vida. Em cada fase da vida, a criança vai aprendendo. Os pais são referência. Experiência não se compra em lojas; se aprende, praticando. Os pais precisam ser exemplo de disciplina e garra para poderem demonstrar a maneira certa de agir. Não adianta cobrar das crianças se os pais não o fazem. Muitas vezes precisa ser duro na cobrança para que a preguiça não tome conta. Por que existem tantos jovens imaturos, problemáticos, insensíveis, insensatos e rebeldes? Porque faltou disciplina, nunca foram cobrados em suas obrigações com a família; tiveram tudo à mão, nem para lavar um prato ou buscar um alimento foram ensinados. Quando não aprendem em casa da maneira certa, o mundo ensina da maneira errada. Depois “já era”, nem adianta “chorar o leite derramado”. Bom dia e Bom trabalho! (Reflexão feita por Jose Irineu Neneve). Bom Dia! (24 anos)

 

- - -

24 Setembro 2020

 “O coração do justo medita o que há de responder, mas, a boca dos ímpios derrama em abundância coisas más” (Livro dos provérbios 15, 28). 

 “O que guarda a boca e a língua guarda das angústias a sua alma” (Pro 21, 23). Veja o que nos ensina o livro de Tiago 3, 4: “Observai, por exemplo, os navios: embora sejam de grande porte e impelidos por fortes ventos (ou grandes motores), são dirigidos por um leme muito pequeno, de acordo com a vontade do piloto”, assim a língua, embora pequena, pode proferir palavras doces ou amargas para quem as ouve. Dificilmente você verá um político astuto falar claramente o que lhe vem à cabeça, ele contorna o que vai dizer, usa apelidos em vez de dizer o nome das pessoas, sempre nega para não se comprometer, mas o seu coração está cheio de maldade. Por que o homem justo não medita primeiro antes de responder? Uma palavra mal proferida pode se voltar contra ele. São as palavras que colocam muita gente em dificuldades. Medindo cuidadosamente o que vai dizer pode te livrar de muitas dificuldades durante a sua vida. Outra coisa a ser considerada: será que quem te ouviu entendeu o que você queria dizer, ou interpretou de maneira contrária só para te prejudicar? Na dúvida, prefira o silêncio a falar o que não deve. Bom dia e Bom trabalho! (Reflexão feita por Jose Irineu Neneve). Bom Dia! (24 anos)

 - - -

14 Abril 2020
Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, disse-lhe: Raboni, que quer dizer: Mestre” (Evangelho de João 20, 16).

 “Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome” (Filipenses 2, 9). Várias passagens da Bíblia exaltam a importância do nome. Nesta passagem da ressurreição de Jesus, Ele pronuncia o nome de “Maria”, e ela reconhece a voz de Jesus e a forma com que Ele pronunciava o seu nome. Então ela responde como sempre respondeu: “Raboni”. Imagino a explosão de amor neste encontro. Penso que a alegria era tanta que vieram as lágrimas. Deus também nos conhece pelo nome e pronuncia o nosso nome com carinho. Muitas vezes temos tantos ruídos em nosso entorno e os pensamentos ocupam nossa mente, que nem reconhecemos a voz de Jesus nos chamando pelo nome. Ele nos vê, Ele nos reconhece e nos chama pelo nome. “Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem” (João 10, 14). Muitas vezes precisamos fazer silêncio para poder ouvir a voz de Jesus nos chamando. Bom dia e Bom trabalho! (Reflexão feita por Jose Irineu Neneve). Bom Dia! (24 anos)
- - -
24 Março 2020

Eis que vêm dias, diz o Senhor DEUS, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do SENHOR. E irão errantes de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; correrão por toda a parte, buscando a palavra do Senhor, mas não a acharão” (Amós 8, 11-12).
O profeta Amós era de origem humilde, viveu a 760 anos antes de Cristo, próximo a cidade de Tecoa, vizinha a Belém. Era criador de gado e cultivador de sicómoros, o que obrigava a viajar por Judá e Israel. Em suas viagens via a luxúria em que viviam os políticos e juízes da época e as injustiças cometidas contra o povo. Levantou sua voz contra isso, relatando as visões que teve. Insiste que este comportamento levaria a um grande castigo. Naquele tempo, os ricos tinham um apetite voraz por acumular riquezas a todo custo, gerando a opressão. As suas esposas instigavam os maridos a explorar os pobres. Os que roubavam no comércio depois iam sem dor de consciência prestar culto nos templos. Os juízes julgavam conforme os subornos que recebiam. Tanto os Reinos da Samaria como o de Judá; depois foram invadidos, e seus habitantes exilados. A história se repete. O mundo está parado e sem respostas. Será que não seria interessante fazermos uma revisão de como estamos vivendo como sociedade e qual a importância que damos a Deus em nosso dia a dia, para também tentarmos buscar uma explicação para esta pandemia? Leia o livro de Amós. Bom dia e Bom trabalho! (Reflexão feita por Jose Irineu Neneve). Bom Dia! (24 anos)

- - -

19 Março 2020
Um anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e disse: Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito; fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo. José levantou-se durante a noite, tomou o menino e sua mãe e partiu para o Egito” (Evangelho de Mateus 2, 13-14).
A vida de São José foi cheia de imprevistos que demandavam ações imediatas para segurança e proteção de Maria e Jesus. Desde o seu casamento com Maria, sua vida foi de viver a inspiração que Deus lhe mostrava. Carpinteiro de profissão, que na época era equivalente a um artesão de madeira, portanto tinha uma especialidade e ganhava a vida com seu trabalho. Na época do recenseamento teve que ir a Belém por força da “lei”. Logo ao chegar, teve dificuldade em achar um lugar, devido a superlotação, mas era necessário, pois Maria já havia completado sua gestação, e Jesus estava para nascer. Foi improvisada uma estrebaria. Além disso, teve que conseguir os víveres e as mínimas condições para abrigá-los. Logo depois, teve que fugir às pressas para o Egito porque Herodes queria matar Jesus ainda criança. No Egito também teve que fazer “um lar” e providenciar de tudo para que pudessem viver lá. Foi com sua determinação e o seu trabalho que sustentou o menino Jesus e sua mãe Maria. Ele se dedicou em silêncio para garantir a proteção de Jesus e Maria. Ele é modelo para todos os que se esforçam para garantir segurança e proteção à sua família. Bom dia e Bom trabalho! (Reflexão feita por Jose Irineu Neneve). Bom Dia! (24 anos)

- - -

2 Março 2020

 

Desejo para cada um a paz que só Deus, por meio de Jesus Cristo, nos pode dar: a paz que é obra da justiça, da verdade, do amor, da solidariedade, da paz que os povos só atingem quando seguem os ditames da lei de Deus” (São João Paulo II, teólogo, filósofo, químico, operário, e papa de origem polonesa, 1920-2005).
As premissas da paz são: justiça, verdade e amor, baseadas na lei de Deus. Onde a justiça é manipulada para atender e proteger corruptos e malfeitores, onde a verdade cede lugar à mentira em todas as instâncias, onde o “toma lá dá cá” é ordem do dia, todos os dias, onde os interesses pessoais estão em primeiro lugar, não há lugar para a paz. Estes que assim atuam, agem como hienas para destruir a paz e tornar as pessoas de bem reféns de seus interesses. Por isso seus corações estão longe de Jesus Cristo, obedecendo apenas às ordens do maligno para destruir seu amor no mundo. Reze para que este quadro maligno possa ser transformado. “Se Deus é por nós, quem será contra nós” (Rm 8, 31). Bom dia e Bom trabalho! (Reflexão feita por Jose Irineu Neneve). Bom Dia! (24 anos)

- - -

 31 de Janeiro de 2020
“Não adianta nada ficar lamentando os males, é preciso arregaçar as mangas e dar de tudo para eliminá-los” (Giovanni Melchior Bosco ou “Dom Bosco”, educador e sacerdote católico italiano, 1815-1888).
É comum assistirmos cenas de catástrofes ou acidentes onde há muitas pessoas assistindo para ver o que vai acontecer, mas, poucos se arriscam para ajudar de verdade. Com a maldade acontece algo semelhante. Ficamos passivos diante do mal que acontece até perto de nós e nada fazemos. Se as pessoas fossem mais comprometidas, o mal não teria espaço para agir. Se não temos forças para ajudar diretamente, ligue e peça ajuda, grite e chame atenção, mas, não seja omisso. Nem sempre é muito claro; às vezes, alguém está quieto demais, mas está sem forças para pedir ajuda, devemos ter esta percepção e tomar iniciativa. Muitas vezes só a capacidade de ouvir já ajuda muito. Deus age através de nós. Bom dia e Bom trabalho! (Reflexão feita por Jose Irineu Neneve). Bom Dia! (24 anos)
- - -

 
What do you want to do ?
New mail
 
What do you want to do ?
New mail
Free business joomla templates