Irineu 2019

José Irineu Nenevê - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.">O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. - é autor do livro “Bom Dia e Bom Trabalho - Sabedoria para todos os dias”, Editora Vozes.

Links:
twitter: http://twitter.com/irineuneneve
Facebook: HTTPS://www.facebook.com/bomdiaebomtrabalho
Para comentar acesse o blog: https://bomdiaebomtrabalho.wordpress.com/
Leia o Livro: BOM DIA E BOM TRABALHO, sabedoria para todos os dias. Ed VOZES.

José Irineu Nenevê
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Curitiba-PR

04 de outubro de 2019
“O CÂNTICO DO IRMÃO SOL (OU O CÂNTICO DAS CRIATURAS)”
São Francisco de Assis

 

Altíssimo, onipotente, bom Senhor,
Teus são o louvor, a glória, a honra e toda a bênção
Só a ti Altíssimo, são devidos;
e homem algum é digno de te mencionar.
Louvado sejas, meu Senhor, com todas as tuas criaturas,
Especialmente o Senhor irmão Sol,
Que clareia o dia e com sua luz nos alumia.
E ele é belo e radiante com grande esplendor.
De ti, Altíssimo, é a imagem.
Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã Lua e as Estrelas,
que no céu formaste claras
E preciosas e belas.

 

Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão Vento,
Pelo ar, ou nublado ou sereno, e todo o tempo,
Pelo qual às tuas criaturas dás sustento.

 

Louvado sejas, meu Senhor pela irmã Água,
Que é mui útil e humilde e preciosa e casta.
Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão Fogo.
Pelo qual iluminas a noite. E ele é belo e jucundo
E vigoroso e forte.

 

Louvado sejas, meu Senhor, Por nossa irmã a mãe Terra,
Que nos sustenta e governa, e produz frutos diversos
E coloridas flores e ervas.

 

Louvado sejas, meu Senhor, pelos que perdoam por teu amor,
E suportam enfermidades e tribulações.

 

Bem aventurados os que sustentam a Paz, que por ti, Altíssimo, serão coroados.

 

Louvado sejas, meu Senhor,
Por nossa irmã a Morte corporal, da qual homem algum pode escapar. Ai dos que morrerem em pecado mortal!

Felizes os que ela achar conformes à tua santíssima vontade,
Porque a morte segunda não lhes fará mal!
Louvai e bendizei a meu Senhor, e dai-lhe graças, e servi-o com grande humildade.
- - -

28 de Setembro de 2019
"Não basta ter caridade nas palavras e no coração; ela deve manifestar-se nas ações, somente à medida que gera amor nos corações, é perfeita e chega a ser fecunda" (São Vicente de Paulo, sacerdote católico francês, 1581-1660).

“É preciso que se corra às necessidades espirituais do nosso próximo como se corre para apagar um incêndio” (idem). Em um incêndio o tempo é fundamental para evitar um desastre maior. Para socorrer alguém em dificuldade também. É em situações assim, em que precisamos ser rápidos para agir, que se evidencia nosso amor ao próximo. Recebemos palavras lindas em nossos dispositivos eletrônicos a todo instante, mas, se elas não se transformarem em ações concretas de amor e caridade serão como as folhas secas que o vento leva de um lugar para o outro. Muitos até tentam, mas vêm as dificuldades e obstáculos e acabam desistindo, mas é assim mesmo. “Os grandes propósitos são sempre atravessados por diversos obstáculos e dificuldades” (idem), e é aí que se mostra a força de um guerreiro do bem que nunca desiste. Bom dia e Bom trabalho! (Reflexão feita por Jose Irineu Neneve). Bom Dia! (23 anos)

- - -

4 de Setembro de 2019
A Bíblia é um espelho que reflete a nossa mente. Nela vemos nossa face interior. Das Escrituras aprendemos nossas belezas e deformidades espirituais. E ali também descobrimos o progresso que estamos fazendo, e quão longe estamos da perfeição” (Papa Gregório I (São Gregório Magno), prefeito de Roma, Monge Beneditino e Papa Italiano, 540-604).

Usamos o espelho para ver a nossa imagem. Ela nos mostra como estamos no momento, e como os outros poderão nos ver. Dependendo de nossa vaidade gastamos mais ou menos tempo em nos arrumar para que os outros nos vejam. Gregório nos propõe fazer o mesmo com a Palavra de Deus (Bíblia). A partir da leitura e reflexão dos ensinamentos sagrados, apreciamos nossas belezas interiores e corrigimos nossas deformidades. Este exercício diário nos leva a caminhar em direção à justiça e perfeição. Bom dia e Bom trabalho! (Reflexão feita por Jose Irineu Neneve). Bom Dia! (23 anos)

- - -

16 de Agosto de 2019
“A escravidão mais degradante é ser escravo de si mesmo”
(Sêneca, filósofo latino, 2 a.C. – 65).

Pior cego é quem não quer ver, assim o pior escravo é quem se recusa a ser livre. Por escravo se entende quem perdeu sua liberdade e vive sob a sujeição de alguém que o trata como mercadoria negociável. Em tempos antigos era comum o convívio com escravos. Em tempos modernos é mais difícil encontrar um escravo à venda, pois houve uma mudança na maneira de pensar da sociedade. Mas, nasceu outro tipo de escravo, o dependente. Criou-se uma valoração da mão de obra e agora a pessoa trabalha em troca de um valor acordado. Como virou uma relação comercial, quem paga quer pagar o mínimo e quem ganha quer ganhar o máximo. Então, nasceu outro tipo de escravidão, a das diversas drogas que vieram para aliviar as frustrações. A pessoa passou a ser escrava de si mesma, quando não consegue se livrar de seus vícios. Muitas vezes, a pessoa nem tem consciência disso. Precisa de ajuda. Mas, existe outro tipo de escravo nos tempos modernos, o escravo das opiniões alheias. Acredita em tudo o que ouve por achar que a mídia pode divulgar a verdade, e nem questiona a veracidade do que é apresentado. Também é um escravo de si mesmo, pois, trocou sua liberdade de pensar para estar junto com os “espertos”. Torna-se massa de manobra de mal intencionados. Bom dia e Bom trabalho! (Reflexão feita por Jose Irineu Neneve). Bom Dia! (23 anos)

- - -

19 de Agosto de 2019
Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos. Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz” (Livro dos Provérbios de Salomão 3, 1-2).
Desde que somos acolhidos pelos braços de nossa mãe, Deus já nos acolheu em seu amor de Pai. Ele nos ama tanto que poderíamos dizer que Ele é apaixonado por nós. Ele nos dá o caminho para retornarmos à sua casa com alegria; ter em nossa mente a Lei do Senhor para vivermos os seus mandamentos em nossa vida. Serão acrescentados anos de vida e paz a nossa existência. Cada dia de nossa vida é um motivo de gratidão a Deus. Bom dia e Bom trabalho! (Reflexão feita por Jose Irineu Neneve). Bom Dia! (23 anos)
- - -
2 de Agosto de 2019

“Eu te peço, Senhor Jesus, que qualquer homem ou mulher que virá aqui na Porciúncula, arrependido das próprias culpas, possa extraordinariamente experimentar a misericórdia, do perdão” (Súplica de São Francisco de Assis a Jesus).
Em 1216 São Francisco junto com outro frade estava a caminho de Perusa para encontrar com o Papa Honório III, quando pararam na Capela de Santa Maria dos Anjos (Porciúncula = pequenina) para orar. Lá tiveram uma visão de Jesus junto com Maria e os anjos. Nesta visão ele fez este pedido e Jesus o concedeu, com a bênção do Papa. Em 1966, por ocasião de 750 anos desta concessão, o Papa Paulo VI pela carta “Sacrosancta Portiunculae” disse que: "a instituição desta indulgência seja celebrada de maneira que verdadeiramente a Porciúncula seja aquele lugar santo onde se consegue o perdão total e se faz estável a paz com Deus". Em 1226, São Francisco veio falecer neste lugar. Agora o Perdão de Assis pode-se obter em todas as igrejas franciscanas do mundo desde a véspera da festa central, ou seja, nos dias 1 e 2 de agosto. Bom dia e Bom trabalho! (Reflexão feita por Jose Irineu Neneve). Bom Dia! (23 anos)

- - -

26 de julho de 2019
A alegria de fazer o bem é a única felicidade verdadeira” (Liev Nikoláievich Tolstói, “Leon Tolstói”, romancista russo, 1828-1910).

A felicidade é frágil e brota em um coração que sabe amar. Quando pensamos em “felicidade” nos vem à mente um estado de espírito se sentir-se realizado e alegre. A maioria das pessoas procura a felicidade em suas vidas. Para isso não medem esforços para alcançá-la. Mas ela é invisível. Existem muitas ilusões que pretendem ser a fonte da felicidade, mas são passageiras, duram apenas alguns instantes. Leon aponta para a alegria de fazer o bem, ou seja, de dar a felicidade para alguém como a fonte da verdadeira felicidade. Quando o “fazer o bem” é uma alegria, ela nos realiza. Em outras palavras, quando amamos de verdade e nos realizamos em fazer o outro feliz então encontraremos a felicidade. Bom dia e Bom trabalho! (Reflexão feita por Jose Irineu Neneve). Bom Dia! (23 anos)

- - -

7 de março de 2019
Quando a dor de não estar vivendo for maior que o medo da mudança, a pessoa muda” (Sigmund Freud, médico e psicólogo austríaco, 1856-1939).
Para um monge, viver é um dom divino. Para uma presa, é fugir dos predadores. Para um predador, é caçar sua presa. Para um pesquisador, é solucionar sua busca. Para um médico, é salvar uma vida. Enfim, viver é mais que ter suas funções vitais, é ter um sentido. Alguns, quando não encontram este sentido, se refugiam no que, mesmo por instantes, farão esquecer. Ficam escravos dos vícios. Atitude corajosa seria mudar o estilo de vida, enfrentando os medos. É muito difícil, pois a pessoa precisa se superar. Como uma presa que se sente acuada pelo predador, se desistir de lutar, morre; se lutar pode se machucar, mas a vontade de viver cria dentro de si uma força capaz de transformar seu medo em heroísmo, e mesmo sendo ferida é capaz de enfrentar e vencer. Dar sentido à própria vida é uma atitude que se renova todos os dias. Bom dia e Bom trabalho! (Reflexão feita por Jose Irineu Neneve). Bom Dia! (23 anos)
- - -
6 de março de 2019
Quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas, somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa” (Mateus 6,17-18).
O tempo de quaresma é como se olhar em um espelho especial para ver nossas feições internas, ou seja, ver o que temos no “coração”. O que for bom; vamos conservar, o que for ruim corrigir. Para isso temos dois instrumentos poderosíssimos, o jejum e a oração. Com o jejum nós aprendemos a dominar nossos instintos fazendo nosso querer ser mais forte que nossos instintos, e com a oração nos aproximamos de Deus. Como nos ensina Jesus em Marcos 9, 28: “Estes demônios podem ser expulsos pelo jejum e pela oração”. Teremos quarenta dias de preparação para a Páscoa, nos lapidando pelo jejum e oração, e exercendo nosso amor pela caridade. Assim nossa Páscoa será santa. Bom dia e Bom trabalho! (Reflexão feita por Jose Irineu Neneve). Bom Dia! (23 anos)
- - -
1 de março de 2019
É muito difícil fazer bonita a felicidade. Se a felicidade é apenas a ausência de infelicidade então é uma coisa muito feia” (Jean Cocteau, escritor, pintor e coreógrafo francês, 1889-1963).
Se a felicidade estiver fora de um coração puro, então ela é apenas uma infelicidade entorpecida. Tem gente que guarda tantas preocupações no coração que nem consegue pensar direito e para relaxar precisa de algum estimulante externo. Pessoas assim têm dificuldade em apreciar o simples, o belo, a pureza, pois as preocupações agem como espinhos de roseira a impedir esta visão. Precisam de amor para purificar o coração. Mas, do amor divino que a tudo purifica. Deixar de lado os vícios, e começar a perdoar e amar muito. À medida que o coração for se purificando, as visões vão se clareando. É uma busca profunda da inteligência e da vontade. Aí sim saberão o que é felicidade. “Felizes os puros no coração porque verão a Deus” (Mt 5, 8). Bom dia e Bom trabalho! (Reflexão feita por Jose Irineu Neneve). Bom Dia! (23 anos)
- - -
28 de fevereiro de 2019
Dá sempre o melhor de ti e certamente o melhor virá” (Madre Teresa de Calcutá, santa católica de origem albanesa, 1910-1997).
A decisão de nos superar para fazer sempre bem feito, nos coloca em sintonia com a harmonia que existe no universo. Quando apreciamos uma obra de arte estamos vendo o resultado final de um esforço de muito tempo em que o artista teve que decidir em fazer por fazer ou fazer o melhor. Alguns estudavam até anatomia para que mesmo o oculto estivesse em conformidade com o melhor. É uma decisão pessoal de sempre fazer o melhor. Recordo-me de uma frase que meu pai sempre dizia: o que merece ser feito, merece ser bem feito. Quantas vezes para acabar logo e partir para outra atividade mais agradável, deixamos de concluir da melhor forma possível, então deixamos de dar o melhor. Se esperarmos uma recompensa pelo trabalho, deixamos de dar o nosso melhor porque a recompensa tomou o lugar que seria da busca da perfeição, o melhor vem da alegria de servir. Bom dia e Bom trabalho! (Reflexão feita por Jose Irineu Neneve). Bom Dia! (23 anos)
- - -
27 de fevereiro de 2019
A primeira virtude é saber frear a própria língua, pois é um semideus quem tendo razão sabe se calar” (Marco Pórcio Catão, político romano, 95-46 a.C.).
A paciência e o silêncio geram calma e confiança. Algumas vezes o silêncio diz mais que mil palavras. “Jesus não lhe respondeu nenhuma palavra, de modo que o governador ficou muito impressionado” (Mt 27, 14). É muito difícil ouvir acusações quando estamos errados, mas muito mais difícil é ficar calado quando estamos certos. É sinal de sabedoria. Jesus preferiu a sabedoria do silêncio a se rebaixar em justificativas diante de falsas acusações. Quem fala demais revela suas fraquezas dando chance aos adversários. Esta virtude de frear a própria língua se conquista com o tempo depois de muita reflexão. Frear não quer dizer calar, mas falar somente o necessário na hora apropriada, sem dramas, mas com segurança de modo que as palavras sejam “pesadas” como rochas e não volúveis como plumas ao vento. Saiba falar com sabedoria. Bom dia e Bom trabalho! (Reflexão feita por Jose Irineu Neneve). Bom Dia! (23 anos)
- - -
26 de fevereiro de 2019
"Todo o poder acaba caindo aos impulsos do mal que cometeu. Cada falta cometida por ele se torna, mais cedo ou mais tarde, em um aríete que vai contribuir para derrubá-lo" (Concepción Arenal, advogada, socióloga e escritora espanhola, 1820-1893).
O dirigente que não sabe servir não é digno do cargo. Aríete é uma antiga máquina de guerra, geralmente feita com um grande tronco, apoiado em correntes presas em uma armação, que permitia que este tronco pudesse ser movimentado para romper obstáculos como muralhas ou portões de todo o tipo. Todo tirano ávido pelo poder, vai sendo embriagado pelo que o poder lhe proporciona a seu ego, que vai avançado sempre mais em exercer sua “tirania” sobre os mais fracos até o dia em que tropeça e cai no que criou. Esta é a sina de quem pensa só em si quando ocupa algum cargo de liderança. Quem tem algum poder deve pensar primeiro em servir, como Jesus nos ensina em Marcos 9, 35: “Se alguém quer ser o primeiro, seja o último e servo de todos”.  Bom dia e Bom trabalho! (Reflexão feita por Jose Irineu Neneve). Bom Dia! (23 anos)
- - -
25 de fevereiro de 2019
"Amizade, amor, não os sei entender senão como no-los dita a natureza melhorada, nas lições divinas: ‘Quos amo, arguo et castigo’. A quem amo, advirto e corrijo" (from "A Imprensa e o Dever da Verdade" by Rui Barbosa, Alfredo Carvalho).
“Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém” (1Cor 6, 12). Uma embarcação para ser manobrada, precisa de mais atenção porque uma pequena ação pode gerar grandes movimentos. Semelhante aos nossos sentimentos que precisam ser bem pensados antes de agirmos porque pequenos gestos ou palavras podem marcar os corações. Qual o pai ou mãe que sabendo que seu filho corre perigo eminente não corre para ajudar e assim evitar uma catástrofe. Isso também é sinal de amor. Assim também age Deus conosco. Para evitar um grande mal no futuro, nos corrige no presente. Na Carta aos Hebreus (12, 6) nos ensina: “O Senhor disciplina a quem ama, e educa todo aquele a quem recebe como filho”. Também no Apocalipse (3, 19) encontramos: “Eu repreendo e corrijo a todos quantos Eu amo”. Amor e amizade vêm acompanhados de cuidados e atenção. Bom dia e Bom trabalho! (Reflexão feita por Jose Irineu Neneve). Bom Dia! (23 anos)
- - -
22 de fevereiro de 2019
O querer é tudo na vida. Se quiseres ser feliz, tu serás. É a vontade indomável que transporta montanhas” (Alfred Victor de Vigny, escritor francês, 1797-1863).
Nosso querer faz acontecer. Esta vontade pode ser traduzida por fé, acreditar sem duvidar. Veja o que Jesus nos ensina em Marcos 11, 23: “Eu lhes asseguro que se alguém disser a este monte: ‘Levante-se e atire-se no mar’, e não duvidar em seu coração, mas crer que acontecerá o que diz, assim lhe será feito”. O trecho importantíssimo, “não duvidar em seu coração, mas crer”. Não adianta pedir, chorar, suplicar, se não acreditar, ou seja, se não tiver fé, vai ser difícil conseguir. Tudo que desejarmos do fundo de nosso coração, sem duvidar, vamos conseguir. Também se o nosso pensamento for que nada vai dar certo, que vai dar tudo errado, isso vai acontecer do jeito que você desejou. Então é muito melhor acreditar e desejar só coisas boas. Bom dia e Bom trabalho! (Reflexão feita por Jose Irineu Neneve). Bom Dia! (23 anos)
- - -
21 de fevereiro de 2019
Aprender sem refletir no que aprendeu é desperdiçar tempo e energia” (Confúcio, filósofo chinês, 551-478 a.C.).
Pensar é a arte da reflexão. Pergunte a quem ensina matemática qual a melhor maneira de fixar o conteúdo aprendido, com certeza dirá que é fazendo os exercícios da matéria. Ao repetir a teoria aplicando nos exercícios, o “aluno” aprende. O mesmo vale para outras matérias. Após ler um texto é bom pensar no que acabou de ler e imaginar a “cena” que ele trouxe à sua mente. Se mesmo assim não ficou claro, busque outros textos pertinentes para fixar o conteúdo. Quem quer aprender a dirigir, além de estudar a teoria, precisa praticar, só assim terá segurança ao conduzir o “veículo”. Em tudo na vida precisamos pensar e questionar a veracidade do que ouvimos. É semelhante a cozinheira que antes de cozinhar, higieniza tudo para que a comida fique saborosa. Bom dia e Bom trabalho! (Reflexão feita por Jose Irineu Neneve). Bom Dia! (23 anos)
- - -
20 de fevereiro de 2019
Deixe o futuro dizer a verdade e avalie cada um de acordo com seus trabalhos e realizações. O presente é deles, mas o futuro, pelo qual trabalhei tanto, é meu” (Nikola Tesla, físico, matemático, engenheiro eletricista e inventor de origem sérvia, 1856-1943).
Se preocupe em fazer bem feito. Quando éramos crianças muitas vezes gostávamos de matar as tarefas para ir logo brincar. Quando a mãe descobria, tínhamos que refazer tudo bem feito. Quem aprendeu esta lição da mãe evitou muitos problemas no futuro. O que fazemos e como fazemos deixa marcas. Se as marcas que deixamos são boas, elas dizem muito de nosso carácter. Algumas vezes somos até tachados de bobos por procurar fazer tudo bem feito, mas o futuro irá reconhecer o seu esforço. Bom dia e Bom trabalho! (Reflexão feita por Jose Irineu Neneve). Bom Dia! (23 anos)
- - -
19 de fevereiro de 2019
Prestai atenção e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes” (Jesus em Marcos 8, 15).
Cuidado com as palavras muito doces; podem conter o veneno da manipulação. Em panificação a função do fermento é fazer a massa crescer. Seu processo não é visível a olho nu, mas seu efeito se percebe com o tempo. Jesus comparou o Reino de Deus com o fermento que uma mulher ajunta à farinha para fazer pão. Ele faz a massa crescer. Neste caso o fermento do bem está contido no amor a Deus e ao próximo que nos une como irmãos. Mas, há também o fermento da discórdia. Jesus adverte os apóstolos para dois fermentos do mal, o dos fariseus e o de Herodes. Eles utilizavam a máxima romana “divida para controlar” (divide et impera). Os fariseus eram um grupo religioso político que se comportava como espiões para denunciar quem se desviasse dos “seus” preceitos religiosos. Por onde Jesus andava, sempre os fariseus estavam procurando algo para incriminá-lo. Seu fermento era a manipulação sutil, a mentira, para garantir seu alinhamento com o poder central e assim manter seus benefícios, eliminando quem ameaçasse seus privilégios. Herodes era o governador escolhido por Roma. Tinha seu partido, os herodianos, que viviam infiltrados para denunciar quem se opusesse ao seu reinado. Os dois grupos agiam como fermento do mal porque primeiro semeavam a mentira, a discórdia, gerando desconfiança e dividindo o povo. Seus argumentos eram sutis, pois usavam sua visão e a sua interpretação dos Escritos Sagrados para gerar dúvidas. Com isso, esses dois grupos tinham o controle da população, impedindo quem pensasse diferente de se manifestar. Então Jesus adverte, “prestai atenção e tomai cuidado com eles”. Hoje estes grupos do tempo de Jesus continuam agindo como fermento, mas, com outros nomes. Sua ação é desarticular as famílias, grupos de amigos, ações de cidadania e afins, sempre procurando “dividir para controlar”, criando discórdia onde havia amizade. Cuidado, eles estão mais próximos do que você imagina. São lobos com vestes de cordeiro. Como nos ensina Jesus, primeiro olhem seus frutos, árvores boas dão bons frutos; as más, os frutos maus ou nada produzem de bom. Bom dia e Bom trabalho! (Reflexão feita por Jose Irineu Neneve). Bom Dia! (23 anos)
- - -
18 de fevereiro de 2019
A melancolia é o caminho interior para se tornar uma estátua de sal” (Enrique Múgica Herzog, advogado e político espanhol, nasceu em 1932).
Quem vive olhando para trás não consegue ver o caminho a seguir. Melancolia é uma tristeza mórbida que impede de ver o lado positivo dos acontecimentos, fica apegada ao passado, o que foi e já não é mais, e tem muita dificuldade em valorizar o agora com esperança em um futuro melhor. No livro do Gênesis (19), há a narrativa de uma cidade (Sodoma) que vivia em função dos bens materiais e do glamour que eles proporcionavam sem se importar com a justiça, a honestidade e o amor de Deus. Lá vivia Ló com sua família e eles recebem a ordem de Deus para deixar tudo e sair, pois a cidade seria destruída: “Fuja por amor à vida! Não olhe para trás e não pare em lugar nenhum da planície! Fuja para as montanhas, ou você será mor­to!” (Gn 19, 17), mas, não poderiam olhar para trás, ou seja, desejar novamente aquele estilo de vida. Na fuga a mulher de Ló olha para trás e se transforma em uma estátua de sal. Ela desobedeceu e ficou pelo caminho. Viver apegado ao passado impede de estar totalmente livre para seguir em frente. Bom dia e Bom trabalho! (Reflexão feita por Jose Irineu Neneve). Bom Dia! (23 anos)
- - -
15 de fevereiro de 2019
Viver é um conjunto de possibilidades infinitas. Não se limite em tentar, faça acontecer” (Ricardo Lima em pensador no Facebook).
Às vezes penso na vida como um grande centro esportivo com possibilidade de praticar diversos esportes. Esportes individuais ou coletivos. Em cada um deles a pessoa pode ter três tipos de participação, como apreciador (apenas pratica), como competidor (busca se superar) ou como admirador (vê sem praticar). Nas atividades individuais o maior beneficiado é o atleta, pois seu corpo vai responder aos estímulos e ele vai ganhar em melhoria de saúde. Nas atividades coletivas, além do benefício da saúde, vai desenvolver o espírito de equipe, onde o importante é o resultado do grupo, e neste caso, um procura ajudar o outro para que todos saiam ganhando. Neste hipotético centro esportivo, tem atividades para todos os gostos, onde é muito importante participar, pois está em jogo a sua saúde física e mental. A qualidade de sua participação vai determinar o seu futuro. Mesmo assim, alguns preferem reclamar da sorte ou ficar “bebendo” em algum lugar. O corpo com o tempo vai sentindo os efeitos da falta de treino. Vale também para a vida profissional. O que deixou de ser estimulado vai se “atrofiando” e vêm as doenças. O treinador é a sua força de vontade, seu querer. A escolha é sua. Bom dia e Bom trabalho! (Reflexão feita por Jose Irineu Neneve). Bom Dia! (23 anos)
- - -
14 de fevereiro de 2019
Só seremos livres na medida exata em que desenvolvermos nossa liberdade interior” (Mahatma Gandhi, advogado, pensador e político hindu, 1869-1948).
Nem mesmo a prisão tirou a liberdade de Gandhi. Ele foi pouco a pouco se libertando de várias amarras que impediam sua liberdade. Libertou-se do formalismo das roupas tradicionais britânicas para vestir o “sári” originário de sua terra. Foi percebendo que o recurso natural, como o sal, encontra-se livre nas águas do mar, sem precisar comprar. À medida que avançava ia percebendo que basta o necessário, pois, o extraordinário muitas vezes aprisiona. E com isso desenvolveu sua liberdade interior na simplicidade que permitiu entender que até a violência aprisiona. Seu exemplo influenciou o comportamento de toda a Índia e nos leva a pensar sobre o que impede a nossa liberdade interior. Bom dia e Bom trabalho! (Reflexão feita por Jose Irineu Neneve). Bom Dia! (23 anos)
- - -
13 de fevereiro de 2019
A busca do saber assemelha-se à perfuração de um poço: a água é turva no início, mas depois fica clara” (provérbio chinês).
Ler algo já produzido é bem diferente de elaborar a partir de nosso pensar. Com a facilidade de acesso às fontes de informações pelas mídias eletrônicas, pensamos que temos toda a informação a nosso alcance. De nada adianta se não pensamos, ou seja, a partir de um ponto criar o nosso pensamento a respeito do assunto. Seria semelhante a ter acesso a informações sobre exercícios físicos, mas, não praticar. À medida que aprofundamos nas fontes de informações vamos percebendo que muitas se contradizem, pois foram elaboradas por pessoas que colocaram seu ponto de vista sobre aquele assunto. A busca do saber gera uma inquietação para aprofundar nosso pensar até chegarmos “às águas claras” do conhecimento. É um exercício diário e pessoal, que está ao nosso alcance.  Se quisermos saber a verdade devemos aprofundar nosso “poço”. Bom dia e Bom trabalho! (Reflexão feita por Jose Irineu Neneve). Bom Dia! (23 anos)
- - -
12 de fevereiro de 2019
Reza e espera. Não te agites; a agitação é inútil. Deus é misericórdia e há de escutar a tua oração” (São Pio de Pietrelcina, frade capuchinho italiano, 1887-1968).
“Este povo honra-Me com os lábios, mas o seu coração está longe de Mim” (Mc 7, 6). Se o teu silêncio está em sintonia com o amor de Deus, então ele vale mais do que inúmeras palavras ditas apenas com a força do intelecto, mas, sem nenhuma ligação com o coração. Deus conhece o mais profundo de nossa alma; por isso, não adiante tentar convencê-Lo com nossos argumentos, Ele espera a nossa sinceridade. Ele é Senhor do tempo e a seu tempo ele vai te atender com a intensidade que você merece, mas, sobre tudo confia. Bom dia e Bom trabalho! (Reflexão feita por Jose Irineu Neneve). Bom Dia! (23 anos)
- - -
11 de fevereiro de 2019
Imitar a bondade de Jesus, curar as feridas em vez de infligir as mesmas. A caridade ultrapassa todas as virtudes” (Santa Bernadette de Lourdes, religiosa francesa, 1844-1879).
Quem ama perdoa e ajuda a curar feridas. Quem for à cidade de Nevers na França encontrará o corpo de Santa Bernadette incorruptível após 140 anos de sua morte. Está em uma urna de vidro no Convento de Saint Girard, como se estivesse dormindo. Ela foi a vidente que revelou ao mundo as aparições de Maria em Lourdes, nas quais ela se apresentava como a Imaculada Conceição. Ela deixou nas águas milagrosas da gruta um sinal do amor de Deus. O grande pedido sempre foi imitar a bondade de Jesus, ajudando e curando as enfermidades das pessoas, mas jamais provocando feridas no corpo ou no coração de alguém, pois a caridade está acima de todas as virtudes. Mesmo sem querer, podemos machucar alguém por palavras ou atitudes, devemos nos reconciliar para que a luz da harmonia possa brilhar novamente. Bom dia e Bom trabalho! (Reflexão feita por Jose Irineu Neneve). Bom Dia! (23 anos)
- - -
8 de fevereiro de 2019
Por que é desaconselhável perder a cabeça? Porque, então, se é sincero” (Cesare Pavese, escritor e poeta italiano, 1908-1950).
Perder a cabeça é perder o controle emocional. É nos momentos de muita raiva que retiramos as travas da boa educação e soltamos o que estava preso em nosso coração. Então aflora a sinceridade. Quando se está apenas discutindo com alguém se revela os verdadeiros sentimentos. Mas, perder a cabeça quando estão em jogo negócios, pode ser muito perigoso, pois no desespero há uma tendência de correr riscos maiores com grandes chances de prejuízos futuros. Talvez por isso a sabedoria popular aconselhe contar até dez antes de qualquer decisão importante. Bom dia e Bom trabalho! (Reflexão feita por Jose Irineu Neneve). Bom Dia! (23 anos)
- - -
7 de fevereiro de 2019
Um bom começo equivale a meio caminho andado” (Horácio, poeta latino, 65-8 a.C.).
Se for para ser feito, então que seja bem feito. Uma pessoa sensata, antes de começar a fazer algo, se certifica que vai ter os recursos necessários a seu tempo. Cada tipo de projeto requer um tipo de material. Quem vai fazer um bolo terá que providenciar os insumos necessários (mise en place) antes de começar. Quem for construir terá que ter em mãos o projeto devidamente avaliado e o material sendo entregue nos prazos estipulados. Quem for a uma jornada terá que providenciar de antemão tudo o que irá precisar, e assim por diante. Esta boa preparação adianta o processo, dá mais segurança a quem executa e já é meio caminho do sucesso. Querer improvisar pelo caminho pode ser um desastre dependendo do projeto. Jesus nos ensina: “Qual de vós, querendo edificar uma torre, não se senta primeiro a calcular as despesas, para ver se tem com que a acabar?” (Lucas 14, 28). É melhor pensar antes de querer fazer. Bom dia e Bom trabalho! (Reflexão feita por Jose Irineu Neneve). Bom Dia! (23 anos)
- - -
6 de fevereiro de 2019
Cada coisa têm sua beleza, porém nem todos podem vê-la” (Confúcio, filósofo chinês, 551-478 a.C.).
Existem belezas que nem imaginamos. Nossos olhos são limitados em sua visão. Foi graças às imagens do telescópio Hubble que tivemos acesso à beleza do espaço sideral. Também foi quase por acaso que descobrimos que existem cogumelos que possuem luz própria e a beleza de sua luminescência pode ser vista à noite nas florestas tropicais. São exemplos de belezas que existem por existir, sem se preocupar se outros as estão admirando. Além das belezas tangíveis, existem muitas que estão invisíveis aos nossos olhos. Em cada ser humano existe tanta beleza que nem mesmo outro ser humano não consegue atingir sua plenitude, pois, a maioria está além da visão. Assim, a referência do belo está no coração de quem pode ver o visível e o invisível. Um ato de bondade é lindo e quem o pratica irradia beleza interior. Nossa visão de beleza é limitada à nossa capacidade de amar. Bom dia e Bom trabalho! (Reflexão feita por Jose Irineu Neneve). Bom Dia! (23 anos)
- - -
5 de fevereiro de 2019
Ninguém pode saber por você. Ninguém pode crescer por você. Ninguém pode buscar por você. Ninguém pode fazer por você o que você mesmo deve fazer. A existência não admite representante” (Jorge Bucay, psicoterapeuta e escritor argentino, de 1949).
Deus te dá os “talentos”, mas, quem desenvolve é você. Entendemos por talento a aptidão ou capacidade de um indivíduo. É fazendo que ele irá desenvolver. Quanto mais inativos ficamos, mais ele vai “atrofiando”. Você pode escolher caminhar, por exemplo, ou deixar que alguém te leve, você pode ver, ou deixar que alguém te conte o que viu, e assim por diante, somos nós que comandamos a nossa existência. Se abrirmos mão disso ficaremos eternos dependentes dos outros. Quem vive assim culpa todo mundo por seus fracassos menos a si mesmo por sua preguiça ou acomodação. Embora seja mais fácil adiar do que fazer; assuma uma postura pro ativa em sua vida, faça logo sem deixar para depois, chegue na hora, levante o caído, endireite o que estiver torto, agradeça, alcance, faça primeiro e sorria sempre. Bom dia e Bom trabalho! (Reflexão feita por Jose Irineu Neneve). Bom Dia! (23 anos)
- - -
4 de fevereiro de 2019
A verdadeira nobreza consiste em saber corajosamente sofrer pelos outros e não permitir que outros sofram por nós” (Thomas Carlyle, escritor, historiador, ensaísta e professor escocês, 1795-1881).
“A verdadeira coroa de nobreza é uma coroa de espinhos” (idem). Quando falamos em nobreza nos vem à mente a classe de nobres, realeza, pompas e afins. Mas, em sua origem ela lembrava alguém bem educado disposto a ajudar sem almejar recompensas. Quem assim se dispõe a viver encontra mais ingratidão do que glórias. Muitas vezes é chamado de insensato ou tolo, por pensar mais nos outros do que em si mesmo. Jesus ensina a não fazer alarde do bem que fazemos quando diz: “Para que a tua obra de caridade fique em secreto: e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará” (Mateus 6, 4). Quando você ajuda alguém de coração, sem esperar recompensa, sua atitude é de nobreza. Bom dia e Bom trabalho! (Reflexão feita por Jose Irineu Neneve). Bom Dia! (23 anos)
- - -
31 de janeiro de 2019
Uma gota de compreensão num momento difícil vale mais do que um mar de favores” (São João Bosco, ou Dom Bosco, sacerdote e educador italiano, 1815-1888).
“A música dos jovens se escuta com o coração, não com os ouvidos” (idem). Compreender a juventude em transformação é uma missão que começa no coração que ama os jovens. Quem pensa que se educa a juventude com ideologia está errado; todo jovem precisa de amor e compreensão para superar as incertezas desta fase da vida que atravessa. “Basta que sejam jovens para que eu os ame” (idem). Muitas vezes nem precisamos de muitas palavras, pois os jovens estão com acesso a muitas informações por meio das mídias eletrônicas, mas estas não conseguem dar carinho e afeto que só quem ama de verdade pode dar, sem muitas justificativas, apenas ame. “Ganhem o coração dos jovens por meio do amor” (idem). Bom dia e Bom trabalho! (Reflexão feita por Jose Irineu Neneve). Bom Dia! (23 anos)
- - -
30 de janeiro de 2019
Temos muita pressa para fazer, escrever e deixar nossa voz no silêncio da eternidade, que nos esquecemos da única coisa que realmente importa; viver” (Robert Louis Stevenson, escritor britânico, 1850-1894).
Paz é presença de amor. Estava observando o arrebol, quando passaram adolescentes andando de bicicleta; mas, um parou e contemplou as pétalas amarelas de uma árvore de ipê que caiam lentamente e comentou com os outros. Todos pararam para ver aquela maravilha. Carros e pedestres passavam sem se dar conta disso. Depois eles seguiram o caminho. Aquele momento sem pressa propiciou apreciar um espetáculo. Quantos momentos maravilhosos presenteados por Deus que nós deixamos de observar em nosso dia a dia devido à nossa pressa. Devemos serenar o nosso coração para sentir o que Deus nos mostra pela natureza. Descobriremos que temos muita coisa bonita em nosso coração que nos permite viver com alegria. Bom dia e Bom trabalho! (Reflexão feita por Jose Irineu Neneve). Bom Dia! (23 anos)
- - -
29 de janeiro de 2019
Nada acelera mais o nosso envelhecimento do que o pensamento constante de que estamos ficando velhos” (Georg Christoph Lichtenberg, professor de física e cientista alemão, 1742-1799)
Nosso pensamento comanda nosso ser. Quando somos crianças, tudo é alegria, até as travessuras. À medida que crescemos as brincadeiras infantis cedem lugar para as atribuições próprias da idade que nos direcionam para a criação de responsabilidades. Ninguém pensa em envelhecer, os pensamentos são criativos e alegres. Esta forma de pensar nos impulsiona para a vida e nos permite contornar obstáculos. Cada um tem sua trajetória. Os obstáculos só se tornam barreiras se desistimos de ser criativos e passamos a culpar os outros de nossos fracassos. Assim começamos a envelhecer. Por isso é muito importante cuidar de nossos pensamentos, pois nem a doença consegue derrotar quem tem o espírito alegre e otimista. Bom dia e Bom trabalho! (Reflexão feita por Jose Irineu Neneve). Bom Dia! (23 anos)
- - -
28 de janeiro de 2019
O amor é a alegria pelo bem; o bem é único fundamento do amor. Amar significa querer fazer o bem para alguém” (São Tomás de Aquino, teólogo, filósofo e padre dominicano italiano, 1225-1274).
Todo ato de bondade converge para o único bem, que é o amor de Deus. Querer o bem, fazer o bem, abre o caminho para a paz. O bem se realiza na alegria que proporciona. Desta atitude brota o amor espontâneo, sem reservas, sem cobranças. Cada degrau conquistado nesta escalada nos aproxima do “Sumo Bem”, que é o amor de Deus, que dá sentido à nossa existência. Paz e Bem! Bom dia e Bom trabalho! (Reflexão feita por Jose Irineu Neneve). Bom Dia! (23 anos)
- - -
25 de janeiro de 2019
Não sou digno de ser chamado apóstolo porque persegui a Igreja de Deus” (Paulo em 1º Cor 15, 9) (Saulo de Tarso, tecelão e apóstolo de Cristo, 5-67).
“Não é aquele que nos perseguia?” (Atos 9, 21). Saulo de Tarso, um judeu devoto, discípulo de Gamaliel, torna-se um perseguidor dos que acreditavam em Jesus. Participou do apedrejamento de Estevão, o primeiro mártir da Igreja. Resolveu organizar uma força tarefa para destruir os que acreditavam em Cristo e sai em direção a Damasco. No caminho é tomado por uma visão que o faz cair por terra, onde o próprio Jesus pergunta: “Saulo, Saulo, por que me persegues?” Ficou cego no mesmo instante e foi acolhido pelos discípulos de Damasco, que mesmo receosos o acolhem em caridade. A mando de Jesus, Ananias prepara o seu batismo, e quando impõem suas mãos, ele recupera a visão imediatamente. Sai para o deserto da Arábia e reorganiza seus pensamentos. Ele parte pelo mundo de então, levando a Boa Nova do Evangelho. Escreveu várias epístolas, das quais treze permanecem até os dias de hoje. Em 67 é decapitado nas redondezas de Roma. A conversão de São Paulo nos revela que Deus é maior que os planos humanos, pois para Deus não existe o impossível. A obra de São Paulo foi responsável em grande parte pela difusão do Evangelho no mundo. Até hoje os que acreditam em Jesus são perseguidos. Se nada podemos fazer, que as nossas orações os fortaleçam em sua fé. Bom dia e Bom trabalho! (Reflexão feita por Jose Irineu Neneve). Bom Dia! (23 anos)
- - -
24 de janeiro de 2019
Não vá contra o que é justo para receber elogios dos outros” (Lao Tsé, filósofo chinês, 570-490 a.C.).
A injustiça que fazes hoje retorna contra ti no futuro. Quanta injustiça já foi cometida por falta de critério na avaliação. Quantos já foram acusados injustamente porque as testemunhas se basearam mais em comentários do que nos fatos objetivos. Quanta conversa “de comadres” prejudicou o relacionamento de famílias. Isso acontece muitas vezes porque as pessoas querem o reconhecimento e elogio dos demais mais do que a verdade. Levar adiante comentários maldosos torna cúmplice da mentira. Na dúvida é melhor o silêncio do que alimentar a fogueira da injustiça. Quando apresentaram a Jesus uma mulher pecadora, tinham sede de “justiça” contra ela, e Jesus fez ver que os pecados deles eram maiores que o dela quando disse: “Quem não tiver pecado que atire a primeira pedra” (João 8), e todos se retiraram. Acusar é fácil, olhar no espelho e reconhecer as falhas é mais difícil. Bom dia e Bom trabalho! (Reflexão feita por Jose Irineu Neneve). Bom Dia! (23 anos)
- - -

23 de janeiro de 2019
Grilhões de ouro são muito piores do que grilhões de ferro” (Mahatma Gandhi, advogado, político e pensador hindu, 1869-1948).
A ambição causa cegueira. A palavra “grilhão” designa uma corrente grossa de ferro ou outro, metal utilizado em diversos fins. O mais conhecido era para limitar os movimentos de um prisioneiro. Neste caso os “grilhões” geralmente são de ferro. Um prisioneiro, além de perder sua liberdade, fica sujeito aos desígnios de seu algoz. Existem também grilhões de ouro cujo algoz é a ambição. Estes nascem no coração da pessoa. Nunca se sacia, sempre quer mais. Quer brilhar a todo custo, por isso busca destaque no que veste, nos perfumes, nos lugares que frequenta, na seleção de amigos, etc. Sem perceber, ficou cego por sua ambição e prisioneiro de grilhões de ouro. Perdeu sua liberdade. As belezas da natureza passam despercebidas, pois sua visão está fixa na ostentação. Pode até se deliciar de muitas coisas, mas, seu coração está vazio de amor. Só o tempo para mostrar que ficou tão pobre que só tinha “ouro”. Bom dia e Bom trabalho! (Reflexão feita por Jose Irineu Neneve). Bom Dia! (23 anos)
- - -
22 de janeiro de 2019
Se os homens conhecessem a importância espiritual da dor, todos gostariam de ser crucificados” (São Pio de Pietrelcina, frade franciscano capuchinho italiano, 1887-1968)
O amor a Deus marcou a vida de Padre Pio. Ele recebeu de Cristo os estigmas da crucificação em seu corpo. Sofria muitas dores, mas dedicou sua vida em aliviar a dor da alma das pessoas pelo sacramento da confissão e a dor do corpo com construção de um hospital, “Casa Alívio do Sofrimento”. Mas, o que pouca gente sabe é o que ele comentou com o Doutor Frisotti: “Todos vêm aqui pedindo para eliminar a cruz, ninguém para aprender a carregá-la”. O médico também comentou: “Aquilo que trazia amargura à sua alma era a pouca compreensão do mistério da dor por parte da multidão de peregrinos que todo dia invocava ajuda, cura, conforto para os seus sofrimentos físicos e morais (from "Padre Pio: O mistério do Deus próximo" by Saverio Gaeta). Este fato nos faz refletir como encaramos a dor em nossa vida, pois o Livro dos Provérbios (17, 3) nos ensina que os metais preciosos como o ouro e a prata são purificados pelo fogo. No mesmo livro de Gaeta encontramos uma oração composta pessoalmente pelo Papa São João Paulo II: “Ensina-nos a humildade de coração para sermos contados entre os pequenos do Evangelho, aos quais o Pai prometeu revelar os mistérios do seu Reino. Concede-nos um olhar de fé capaz de reconhecer prontamente nos pobres e nos sofredores o rosto de Jesus. Ajuda-nos na hora do combate e da provação e, se cairmos, faze que experimentemos a alegria do sacramento do perdão. Transmite-nos a terna devoção a Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe. Acompanha-nos na peregrinação terrena rumo à Pátria celeste, onde esperamos chegar também nós para contemplar por toda a eternidade a glória do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!”.  Bom dia e Bom trabalho! (Reflexão feita por Jose Irineu Neneve). Bom Dia! (23 anos)
- - -
21 de janeiro de 2019
Ninguém põe um remendo de pano novo numa roupa velha, porque o remendo novo repuxa o pano velho e o rasgão fica maior ainda” (Evangelho de Marcos 2, 21)
Para uma vida nova, comportamento novo. Nos dias de hoje, poucos ainda remendam suas roupas quando estas rasgam; a maioria joga fora e compra outra nova. Remendar é consertar. Para dar certo um remendo em um tecido é preciso que ambos sejam equivalentes em cor, textura e idade. O contexto desta frase de Jesus foi uma resposta que Ele deu aos que criticavam seu modo de vida em relação aos antigos preceitos religiosos, ou seja, Ele veio mostrar que para se aproximar de Deus é preciso um coração novo que ame a Deus e não ficar repetindo ritos antigos se estes não fazem sentido ao coração. Por exemplo, muitos jejuavam para cumprir o “preceito”, mas isso não mudava seu modo de vida. Jesus, porém, ensina: “Tu, porém, quando jejuares, unge tua cabeça e lava o rosto. Pois, assim, não parecerá aos outros que jejuas; e, sim, ao teu Pai em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará” (Mt 6,17-18). Assim deve ser a nossa oração e a nossa vida, uma resposta de amor a Deus que tanto nos ama. Bom dia e Bom trabalho! (Reflexão feita por Jose Irineu Neneve). Bom Dia! (23 anos)

- - -
11 de janeiro de 2019
Se alguém quiser vir comigo, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-Me” (Jesus em Mateus 16, 24).
A cruz carregada com amor é mais leve. A palavra “cruz” lembra um instrumento de tortura composto de dois troncos de madeira perpendiculares entre si, que era fixado no solo e sobre o qual era pendurado um sentenciado à morte. Mesmo antes de Cristo, muitas pessoas foram crucificadas pelos romanos para ficarem expostos e assim servir de alerta aos desordeiros. Era vergonhoso para a família ter um de seus membros condenado à morte desta forma. Jesus foi condenado à morte de cruz, mas ressuscitou. Então, a cruz ganha novo sentido. Passa a representar os sofrimentos que passamos e que encarados com amor, nos purificam. Voluntariamente assumir a cruz é uma opção (“se alguém quiser vir comigo”), ela exige renúncia ao prazer e conforto, para assumir a condição de discípulo que ama Jesus acima de qualquer coisa deste mundo. São Francisco de Assis amou tanto Jesus crucificado por nosso amor, que assumiu a pobreza em sua vida, ficando literalmente na dependência da providência divina. Nossa tendência é pedir muitas coisas em oração para nos livrar dos sofrimentos, mas penso que a cruz traz consigo uma nova visão do sofrimento, ou seja, ela é como alavanca para alcançar as coisas de Deus. Seguir Jesus é amar em todas as dimensões, sem desprezar a própria cruz. Bom dia e Bom trabalho! (Reflexão feita por Jose Irineu Neneve) Bom Dia! (23 anos)
- - -

10 de janeiro de 2019
A concórdia faz crescer coisas pequenas, a discórdia arruína as grandes” (Caius Sallustius Crispus. Historiador latino. 83 AC-35 AC.)
A palavra concórdia lembra paz. Onde há paz, há harmonia e concordância. Um respeita a opinião do outro. Quando alguém discorda, demonstra com argumentos sólidos aonde há falhas para que haja melhoria, sempre em um ambiente pacífico. O que era frágil ganha força. O que se opõe à concórdia é a discórdia, ou seja, a falta de paz, onde não há acordo, só cizânia, desavença e briga. Em um ambiente de paz, tudo tende a dar certo porque um ajuda o outro. Onde há discórdia, o ódio semeia desavença, nascem fofocas, mentiras, etc. Procure semear a paz em todos os ambientes para que o mundo conheça a verdadeira alegria. Bom dia e Bom trabalho! (Reflexão feita por Jose Irineu Neneve). Bom Dia! (23 anos)
- - -
9 de janeiro de 2019
Coragem; sou eu! Não tenhais medo!” (Jesus, em Marcos 6, 50).
A palavra “coragem” traz a ideia de ânimo diante do perigo, dos reveses da vida ou nos sofrimentos. Mas, para isso precisa de um grande equilíbrio emocional. Quem dá este equilíbrio é a confiança em sua capacidade e a segurança de saber que se Jesus está ao nosso lado, nada temos que temer. Foi o caso da citação deste versículo. Jesus estava no monte orando e quando desceu, viu os discípulos enfrentando uma tempestade no mar e foi até eles andando sobre as águas. Mesmo sendo homens pescadores, cheios de bravura, e acostumados com as intempéries da natureza, ficaram apavorados porque nunca viram alguém andando sobre as águas, pensaram logo em fantasma, pois essa situação fugia da sua realidade. Jesus se apresenta e os acalma: “coragem; sou eu”. O mesmo Ele nos diz agora, “não tenhais medo”. Mesmo diante do impossível, a coragem e a fé em Jesus permitem realizar coisas que fogem da nossa capacidade de entender.  Bom dia e Bom trabalho! (Reflexão feita por Jose Irineu Neneve). Bom Dia! (23 anos)
- - -
8 de janeiro de 2019
O sofrimento não depende tanto do que se padece quanto de nossa imaginação que aumenta seus efeitos” (François de Salignac de la Mothe, ou “FÉNELON”, escritor, clérigo e teólogo francês, 1651-1715).
Tua maneira de pensar responde positiva ou negativamente ao que está acontecendo contigo. Temos a tendência de dramatizar muito aquilo que acontece conosco para despertar a piedade. Suponhamos que você está pronto para um evento qualquer e algo acontece que suja sua roupa. Parece um fim de mundo. Se você está só, pode se irritar por alguns instantes, mas, vai tratar logo de minimizar seus efeitos. Mas se tiver “plateia”, vai gritar gesticular etc. e por fim, tratar de consertar o estrago. Perdeu tempo. Releve o acontecido e saia sorrindo; isso fará bem para sua alma. O mesmo acontece em caso de males físicos. Se estivermos padecendo de algo, temos que colocar todo o nosso organismo para cooperar para cura, sem dramatizar seus efeitos. Reagir de maneira positiva, auxiliando a quem se dispõe a ajudar, acreditando em sua capacidade de recuperação, sem se abater por uma dor momentânea. Muitas vezes algo pequeno se transforma em gigantesco só por nossa maneira de pensar a respeito. Quando alguém se fere em lugar sem recurso, vai ter que improvisar para se recuperar, caso contrário irá definhar. Isso vale para tudo na vida. Somos mais capazes do que imaginamos quando nos dispomos a agir. Emoções positivas são nossas parceiras do bem em todos os momentos da vida. Bom dia e Bom trabalho! (Reflexão feita por Jose Irineu Neneve). Bom Dia! (23 anos)
- - -

7 de janeiro de 2019
Aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam” (Isaías 40, 31).
“De bons propósitos o inferno está cheio” (dito popular). Sempre que temos bons propósitos aparecem tantas coisas para atrapalhar. Por isso, temos que diferenciar propósitos de realizações. Para que nossos propósitos tenham mais chance de se tornarem realizações, temos que chamar Deus para ser nosso parceiro. Com sua palavra aquecendo nossos corações, as trevas das dúvidas vão se dissipando e a obra vai tomando vulto. Ao final de cada dia, agradecer em oração; no começo de cada dia, oferecer nossa disposição e confiar no Senhor. Poderemos ter dias difíceis, mas com perseverança os obstáculos serão superados. Bom dia e Bom trabalho! (Reflexão feita por Jose Irineu Neneve). Bom Dia! (23 anos)

28 de dezembro de 2018
O que não estava no meu plano, estava no plano de Deus. E quanto mais algo vier ao meu encontro, tanto mais viva se torna em mim a convicção da fé de que - visto à luz de Deus - nada me acontece por acaso” (Edith Theresa Hedwing Stein, ou “Santa Edith Stein”, ou Santa Teresa Benedita da Cruz, religiosa carmelita, filósofa e teóloga alemã, doutora em filosofia, de origem judaica, nasceu na Polônia em 1891 e morreu mártir no campo de concentração de Auschwitz, em 1942).
Nada é por acaso. A vida de Edith foi uma busca pela verdade. Enfrentou muitos preconceitos por ser mulher, judia, por sua conversão ao cristianismo e por ter se destacado nos estudos. Deixou um legado precioso em seus escritos. Ela nos ensina que não bastam os estudos, temos que encontrar a resposta através da oração. Nos momentos difíceis, onde tudo parecer escuro para nós, aí devemos abrir o nosso coração para a luz que vem do alto. Só Deus conhece em profundidade o íntimo de nosso ser e quer nos ajudar. Temos que abrir a porta de nosso coração para que Ele possa entrar com sua luz. Toda manhã é um recomeço para nossa fé. Bom dia e Bom trabalho! (Reflexão feita por Jose Irineu Neneve). Bom Dia! (22 anos)

Free business joomla templates