Cogumelo

RAIO X
Substrato: madeira, maravalha, palhada ou feno
Clima: ameno, variando de 12 ºC a 25 ºC
Área mínima: pode ser cultivado em grotas, taperas, salas e galpões
Colheita: o ciclo da cultura vai de 45 a 180 dias
Custo: depende da escala de produção e do nível tecnológico adotado

Mãos à obra
>>> Início Entre as três atividades na fungicultura, a dos cultivadores é a mais indicada para iniciantes. Nela, o composto (formulação de insumos) é recebido pronto com a semente do cogumelo para o cultivo. A estrutura, como galpão, água e sistema de refrigeração, é condicionada à situação financeira do agricultor. A produção de sementes exige conhecimento técnico avançado e infraestrutura especializada, enquanto a de composto espaço para grandes volumes de matéria-prima.

>>> Tipos Nem todo cogumelo é comestível, não colete-o da natureza, pois, pode ser tóxico. De coloração uniforme branca, firme e superfície brilhante úmida, o champignon de paris (A. bisporus) é um dos principais tipos. Comum de ser encontrado no varejo em conserva e em embalagem de plástico ou vidro, está expandindo a produção in natura. Destacam-se também o shiitake (L. edodes), que possui chapéu marrom escuro, de 5 a 12 centímetros de diâmetro e textura macia, e o shimeji (Pleurotus sp), que pode ser de coloração negra, branca ou salmão.

>>> Ambiente Cada tipo de cogumelo, ou mesmo de diferentes linhagens, possui necessidades específicas. Contudo, em geral, gostam de clima ameno e alta umidade. O ideal é que a temperatura mantenha-se entre 12 ºC e 25 ºC.

>>>Plantio O champignon de paris é produzido em palhada pré-compostada e coberta com uma camada de terra. Necessita de refrigeração (temperatura de 15 ºC a 18 ºC) e ambiente sem luz. O shiitake pode ser cultivado em blocos de serragem, que demanda tecnologia especializada, ou em toras com pequenos furos, nos quais o fungo é inoculado e recebe, após seis meses de incubação, um estímulo denominado choque hídrico. O shimeji, que brota em pequenos buquês, é produzido em palhada pasteurizada e/ou esterilizada.

>>>Estrutura O cogumelo pode ser produzido em condições distintas, desde grotas, meio de matas e simples taperas até galpões modernos com automação industrial de alta tecnologia. Quanto mais elevada a tecnologia aplicada, maiores a conversão da matéria-prima (madeira, serragem e palhas) em cogumelos e a rentabilidade do agricultor.

>>>Cuidados A fungicultura necessita de higiene e atenção do agricultor. Como trata-se da produção de fungos, que podem ser parasitados por outros fungos (contaminações) e pragas, não pode se submeter ao risco de um manejo inadequado.

>>>Produção O ciclo do cultivo de cogumelo oscila entre 45 e 180 dias. Enquanto o champignon de paris e o shimeji levam, em média, 90 dias, o shiitake tem incubação finalizada em 120 ou 180 dias, dependendo do método em que ele foi inoculado.

Free business joomla templates